Prefeitura divulga plano de transporte público para o período do Carnaval 2020.

A Prefeitura de Campina Grande, através da STTP, divulgou na manhã desta quinta-feira, 20, o plano operacional de mobilidade urbana com interdição de vias e serviço de transportes públicos durante o carnaval da paz.

O planejamento operacional para o Carnaval 2020 consiste basicamente em interdições estratégicas para determinados eventos, assim como trabalhos de canalização de via, garantindo um menor desenvolvimento de velocidade por parte dos veículos, a exemplo da Rua Sebastião Donato, no Encontro da Consciência Cristã, sem deixar o apoio aos eventos que antecedem o feriado de carnaval a exemplo do Bloco Ferro Folia, ocorrido no último sábado, desfilando pelas ruas centrais da cidade.

O trabalho da STTP será realizado até meia noite, com o apoio operacional de 05 viaturas e seis motos, além de um efetivo considerado de agentes de trânsito. Também no sábado, 29 de fevereiro, encerrando o plano operacional de carnaval, haverá monitoramento e fiscalização durante o novo desfile do Bloco Imprensados.

Trânsito no Carnaval – Para a execução da operação carnaval a STTP colocará toda a sua estrutura de fiscalização, com apoio da coordenação de trânsito, no suporte aos eventos realizados na cidade, a exemplo do Encontro da Nova Consciência; CRESCER; A Palavra Revelada, Movimento de Integração Espírita Paraibano (MIEP); Encontro para a Consciência Cristã;; Encontro Católico Renascer – Comunidade Shalom, e o Encontro Católico Alegrai-vos – da Comunidade Obra Nova do Coração de Maria, dentre outros.

A atuação dos agentes de trânsito se dará nos principais pontos da cidade de acordo com a programação dos eventos, disciplinando e canalizando fluxos de veículos onde se fizer necessário, garantindo trânsito seguro. As equipes de agentes terão a missão de controlar as vias de acesso para os eventos, garantindo uma travessia segura para os pedestres.

Com a saída do Bloco Jacaré do Açude Velho, dia 25 de fevereiro, a partir das 16hs, nas proximidades do açude velho, será desenvolvida a ação de interdição de área de concentração; Desvio de fluxo veicular, além do acompanhamento com batedores e interdições temporárias de vias.

A operação Carnaval 2020 contará com um efetivo de 100 Agentes de Trânsito distribuídos nos três turnos,  de acordo com a demanda exigida pela programação carnavalesca da cidade. Serão feitas interdições, disciplinamento de trânsito, rondas com 06 Viaturas de fiscalização de trânsito, uma para fiscalização de transportes públicos e 10 Motocicletas, atendendo a todos os eventos da cidade e ocorrências que venham acontecer.

Serão realizadas interdições diurnas e noturnas que contemplarão eventos realizados no Parque do Povo e Açude Velho, apoio logístico com pontos base no SESC Centro, Spazzio, Colégio da Prata, Garden Hotel, além de equipes de rondas para apoio aos demais eventos e mapeamento do trânsito no restante da cidade, monitorando o respeito as regras de circulação, parada, estacionamento e Interdição de vias, objetivando proporcionar aos foliões uma maior segurança, acesso as calçadas e raios de visão de cruzamentos.

Mesmo sendo um período atípico, onde o fluxo de veículos na cidade é menor, a STTP esclarece que existem pontos onde a concentração de pedestres e veículos são aumentados, principalmente nos locais e horários dos eventos, especialmente no setor do Parque do Povo, Açude Velho, no Spazzio, com o Crescer, e no Garden, onde será realizado o MIEP, sendo pontos críticos com necessidade de ações mais contundente.

Transporte Público –  A divisão de transportes, tem a função principal de fiscalizar o cumprimento da oferta do serviço de taxis, moto taxis e ônibus coletivo à população. Além dos Fiscais de Transportes, o GOFT conta também com apoio de agentes de trânsito à disposição daquela gerência, para auxiliar nessa fiscalização.

Além do Terminal de Integração de ônibus urbano, a STTP prepara locais para pontos de taxi e moto taxi nas proximidades dos eventos, a fim de facilitar o acesso dos cidadãos ao transporte público.

Transporte Coletivo – Durante o carnaval as linhas de transporte coletivo funcionarão em caráter especial, atendendo até aproximadamente ás 23:45 horas, quando partirão do terminal de integração para as principais linhas da cidade, com horários extras, já a partir do dia 20 (quinta-feira) até o dia 25 de fevereiro (terça-feira), recebendo o apoio da Policia Militar, que garantirá segurança para os passageiros.

Com relação aos sistemas de táxi e mototáxi a população contará com pontos extras na Rua Sebastião Donato atendendo até ao final dos eventos. Para o Evento Crescer, que será realizado no Spazzio, haverá ônibus extras, principalmente nos horários que antecedem a entrada e o encerramento do evento, sempre com partida ou chegada no terminal de integração, assim também para o 45º MIEP – Movimento de Integração Espírita na Paraíba, que serviço especial de transporte coletivo direto para o Garden Hotel.

Durante todos os dias do período de carnaval será disponibilizada uma estrutura interna na STTP, com central de rádio, central de monitoramento, e telefone para informações adicionais ao público, através do 3341-1517, ou no site www.sttpcg.com.br.

Zona Azul Social – Para quem vai de carro para os eventos religiosos durante o carnaval da paz de Campina Grande, 520 vagas de estacionamento estarão disponíveis através da Zona Azul Social no entorno do Parque do Povo. O valor do cartão será de R$ 5,00 (cinco reais).

Assim como acontece durante o São João, as Ruas de estacionamento no Parque do Povo (Zona Azul Social) são as seguintes:

Avenida Floriano Peixoto (ao lado Câmara Municipal), Ruas Santa Clara, Rua Rodrigues Alves (próximo ao Açude Novo), Rua Nilo Gomes, Rua José do Patrocínio, Rua João Moura, Rua Major Belmiro, Rua Frei Caneca, Rua Otacílio de Albuquerque, Rua Desembargador Trindade, Rua Solon de Lucena, Rua Tiradentes, Rua Treze de Maio. Para as vagas de idosos e deficientes, serão usadas as ruas João Moura, Tiradentes, Sebastião Donato e Frei Caneca.

Das 520 vagas para estacionamento de carros, pelo menos 26 serão destinadas para idosos e 10 para deficientes. Além disso, essas vagas para idosos e deficientes vão ficar nas ruas mais próximas as entradas do Parque do Povo.

Assessoria de Imprensa
20/02/2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *